8 de julho de 2015

Italianando a San Paolo

Sim, parece que faz um milhão de anos que não posto aqui (talvez realmente faça, a julgar pela parte da sidebar que diz que tenho 16 anos à uns 2 anos). Vim compartilhar com vocês um outro blog, resultado de um projeto que participei nesse semestre (que inclusive foi um dos "culpados" por eu me ausentar tanto por aqui, além da faculdade e afins hehe).

Pra quem não sabe (a maioria, já que acho que nunca citei isso aqui) eu fazia curso de italiano no CEL, que é um tipo de instituição do governo que oferece curso de línguas para alunos da rede pública. Foi uma experiência incrível e apesar de ter terminado os 3 anos de curso mês passado, já sinto saudades. <3

Temos um problema muito sério nos CELs, acredito que em todos eles. O governo estipula um mínimo de alunos para sala de aula (20 alunos). Se esse mínimo não for alcançado, eles fecham a sala. Esse fato obriga as escolas à criarem o que chamamos de "turmas multisseriadas" - que são turmas com alunos de diferentes níveis. Imaginem como é difícil para um professor dar atenção para vários alunos de diferentes níveis ao mesmo tempo! Foi desse problema que surgiu o Italianando a San Paolo.

Resolvemos - nós alunos e nossa professoressa - fazer alguma atividade que integrasse todos os alunos a partir do nível 2. Assim, aprenderíamos mais sobre a língua italiana, sobre a cultura, vocabulário, etc, e nossas aulas se tornariam mais interessantes. Durante um semestre, além de fazer os exercícios de sempre em sala de aula, realizamos uma pesquisa, cada aluno sobre um tema que lhe atraísse. Pesquisamos, fizemos textos, entrevistas e traduzimos tudo para o italiano, sob a orientação de duas professoras, claro!

O resultado das pesquisas, que tinham o tema "influências italianas na cidade de São Paulo" em comum, estão todos reunidos num blog: o Italianando a San Paolo.


Minha parte da pesquisa foi baseada na opinião das pessoas tanto brasileiras quanto italianas, e está reunida na aba entrevistas. Além desse tema, o blog possui outros assuntos como gastronomia, arquitetura, dança, arte, o instituto de cultura, literatura e música!

Façam uma visitinha hein?! Temos mais influências italianas aqui na cidade do que imaginamos! Também deixem comentários, Todos nós que participamos do projetos vamos gostar muito de saber a opinião de vocês!

Por hoje é só isso, mas vou procurar mantê-los atualizados agora que estou de férias. Vou tentar, né!
Beijos!

Nenhum comentário: